A visão de mundo rebelde e desconcertante de Tiago Cavaco

Pastor punk rock, importante formador de opinião, publica coletânea de crônicas sobre moralidade contemporânea

A voz contundente no diálogo entre igreja e sociedade. É dessa forma que o escritor português Tiago Cavaco é reconhecido tanto em Portugal, quanto no Brasil. Nesse complexo intercâmbio cultural, o autor propõe caminhos para os evangélicos enfrentarem com ousadia os desafios próprios dos tempos atuais.

Em seu novo livro, Férias de fornicação e outras murmurações de um moralistaCavaco reúne 50 artigos escritos originalmente para o jornal português Observador.  A crônica que abre e dá título à edição: “Férias de fornicação”, trata de como a juventude rica e privilegiada portuguesa estoura o dinheiro dos pais no litoral de Alentejo. Assim, é possível entender o tom provocativo e o raciocínio sagaz explorado pelo pastor e jornalista em temas como moralidade, religião, política e tecnologia, tudo com sua já conhecida habilidade de conectá-los à fé cristã.

Divididos em seis seções temáticas, os textos analisam contradições e tensões em diferentes âmbitos da vida contemporânea. Tiago expõe sua visão cristã de modo confrontador e sem apologias, o que desperta a admiração dos leitores. Um dos destaques desta edição é o prefácio do escritor, cronista e cientista político João Pereira Coutinho, que considera a prosa de Tiago “rebelde e desconcertante”, porque é feita contra a falsa rebeldia e originalidade, e complementa: “no fundo, é contra a ‘mediocridade da multidão’”.

“Com ele, aprendemos a importância dos inimigos para uma vida completa; a diferença entre comer uma ração e comer uma refeição; o erro comum de se considerar o casamento a mera continuação do namoro, quando o casamento deve “matar” o namoro; e o motivo por que as pessoas, depois de um enterro, nunca têm pressa de sair do cemitério. De fato. Pressa para que ou para onde? (Férias de fornicação, p. 9 – prefácio)

Além de comandar a igreja da Lapa, em Lisboa, Tiago Cavaco é músico punk rock, compositor, cantor e cofundador da editora musical FlorCaveira. Pela Mundo Cristão, publicou Arame farpado no paraíso e Doidos por discernimento.

Ficha técnica:
Título: Férias de fornicação
Subtítulo: e outras murmurações de um moralista
Autor: Tiago Cavaco
Editora: Mundo Cristão
ISBN: 978-65-5988-205-2
Páginas: 192
Formato: 14×21
Preço: R$ 59,90
Onde encontrar: Amazon

Sobre o autor: Tiago Cavaco é pastor da Igreja da Lapa, em Lisboa, Portugal. É formado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Músico, compositor e cantor, fundou, com Samuel Úria, a editora musical FlorCaveira. Pela Mundo Cristão, publicou Arame farpado no paraíso Doidos por discernimento. Escreve regularmente em seu blog Voz do Deserto (vozdodeserto.blogspot.com) e é colunista do jornal Observador. É casado com Ana Rute e pai de Maria, Marta, Joaquim e Caleb.

Páginas do autor:

Sobre a editora: Fundada em 1965 na cidade de São Paulo pelo missionário americano Peter Cunliffe, a Editora Mundo Cristão publica Bíblias e livros de autores nacionais e estrangeiros e de diversos gêneros literários, sempre pautados pela postura teológica cristã, histórica e equilibrada. As obras, impressas e digitais, são distribuídas no Brasil e no mundo de língua portuguesa através de livrarias, atacadistas, websites e igrejas. É brasileira, de tradição protestante, sem ligação formal a nenhuma denominação cristã.  Focada em uma rigorosa Política de Qualidade e Responsabilidade Social, foi a primeira editora brasileira a receber o selo ISO 9001:2008, que demonstra comprometimento com um alto padrão de qualidade e com a satisfação de seus clientes, colaboradores e fornecedores.

Deixe um comentário