Saint Romanov lança “Midas” com gravação e produção 100% analógica pelo brasileiro Pedro Canaan

O artista americano da cidade de Chicago, Saint Romanov, já reconhecido em seu país por sua mistura peculiar de gêneros que vão do Rap ao Heavy Metal, lançou seu novo single, “Midas”. A grande novidade deste lançamento está em sua gravação e produção que aconteceu de maneira totalmente analógica, sem a utilização de nenhum recurso computacional, pelas mãos do talentoso produtor brasileiro Pedro Canaan, responsável pelo selo Kalindi Music no Brasil e pela TGM Records nos Estados Unidos. Confira o resultado abaixo:

Sobre o lançamento de “Midas” e sua produção, Pedro Canaan comentou:

“Essa música foi um desafio bem grande, e muito divertida de fazer. Tivemos a oportunidade de gravar em um sistema totalmente analógico, e topamos na hora. Toda gravação foi feita diretamente pra fita 2″, em uma máquina Otari de 24 canais. Como a produção é um tanto densa e com muitas camadas, tivemos que fazer uns truques para acomodar tudo nos 24 canais, juntando algumas vozes em um único canal, agrupando toda a bateria eletrônica e synths, etc. A maior parte da equalização e compressão foi feita durante a gravação mesmo, pois dessa maneira teríamos mais equipamentos disponíveis para a mixagem. A mesa que usamos foi uma API Legacy AXS. Fizemos um take com a banda inteira tocando junta, e depois vários overdubs de instrumentos e vozes. Obviamente, todos os takes tiveram que ser extremamente precisos, pois não teríamos como fazer edições muito detalhadas”.

“Para as partes filtradas, como a voz dos versos e a guitarra do breakdown, usamos microfones de carbono. Na mixagem, fizemos algumas decisões criativas, como o corte abrupto logo antes da parte mais pesada do breakdown, que foi feita literalmente cortando a fita e inserindo um pequeno pedaço de fita em branco no meio das partes. Usamos um plate EMT original para o reverb da voz, e para a caixa usamos o reverb natural de uma escadaria do prédio, mandando o sinal para um PA no topo da escada e gravando com um microfone embaixo. Fizemos muitas automações também, com o sistema de flying faders que a mesa tem. A mix foi gravada de volta em uma máquina Mara de 2 canais, na fita de 1/4″. Para a masterização, aplicamos apenas uma leve compressão e equalização, sem muitas complicações. No total foram em torno de 20 horas de trabalho – o que foi muito eficiente para o tanto de coisas que fizemos”.

A composição de “Midas” é de Judah Van Dyke e Mike Kelley, com produção de Pedro Canaan, Mike Kelley e Judah Van Dyke, gravação de Pedro Canaan e Danny Patt no 33E Studio A – Columbia College e mixagem e masterização por Pedro Canaan. A distribuição é do selo TGM Records. A execução de “Midas” ficou a cargo de Ed Pogalz (baixo), Jackson Arbogast (guitarra), Joe Klaff (bateria), Judah Van Dyke (voz), Mike Kelley (sintetizadores) e Pedro Canaan (guitarra).

Para saber mais sobre Saint Romanov e ficar por dentro de todos os lançamentos da banda, siga o Instagram @saintrmnv. Conheça também o trabalho de Pedro Canaan no Instagram @pedro.canaan e da Kalindi Music e TGM Records em @kalindi.music e @truegroovymedia

Deixe um comentário